É possÃvel ignorar a moda?
Eu sou Nycka Nunes, consultora de estilo pessoal e artista visual, trabalho na indústria de moda desde 1981, e neste blog falo de meu trabalho relacionado à consultoria de estilo.
O que aconteceria se todas as pessoas do mundo parassem de seguir a moda (moda no sentido amplo, não só de vestuário)?
Isso seria impossÃvel porque seguir tendências está associado ao nÃvel de autoconhecimento e à personalidade das pessoas, não é algo imposto, é um comportamento que faz parte da vida de cada um.
Para alguém seguir a moda é preciso alguém pra criar as tendências. O ciclo conta com cinco grupos distintos de pessoas e isso vale para QUALQUER tipo de produto (o conceito de produto no marketing também inclui serviços e conceitos):
Os inovadores lançam tendências. Os early adopters gostam da ideia/produto e a adotam. A turma da early majority vê que os early adopters estão usando e quer usar também. A turma da late majority vê que os early majority estão usando e resolve usar (late majority é a turma que compra na Zara, Shein, Riachuelo, etc, pra me limitar a exemplos de vestuário). Os laggards são os que “não se importam com moda”. Gente que ainda usa fax, que usa celular só pra fazer e receber ligações, se bobear têm máquina de datilografia, TV de tubo, videocassete, telefone fixo com fio… usam roupas porque não podem sair pelados (e não por interesse em auto expressão/estilo), e só deixam de usar algo quando não tem mais jeito.
Esse ciclo tem ritmos diferentes em indústrias diferentes. E uma mesma pessoa pode ser early adopter em eletrônicos e eletrodomésticos para casa e late majority em vestuário, por exemplo. E também ocorre em relação a comportamentos, não é só sobre consumo. O fulaninho vê que todo mundo que ele conhece não tem hábito de leitura, e em vez de buscar amigos com quem falar sobre livros ele passa a ler menos porque não tem com quem falar sobre os livros que leu, por exemplo.
Tudo nessa vida tem muito a ver com referências. Poucas pessoas (somente os inovadores de verdade) não precisam de referências externas para evoluir e melhorar. Todo o resto da sociedade precisa. E como quase todos os grupos também têm exemplos piores a quem seguir, algumas pessoas ficam estagnadas e outras pioram por não ver, não procurar ou não valorizar os exemplos que podem levá-las a melhorar. Com a internet, o acesso a exemplos de melhoria existe para quase todo mundo, e mesmo sem ela, geralmente é possÃvel encontrar exemplos positivos por aÃ.
A moda existe porque existe no ser humano a necessidade de evoluir, de melhorar, de amadurecer, e por isso o que era bom no ano passado pode não ser tão bom neste ano para a mesma pessoa. Embora existam exceções, pessoas que não evoluem, não amadurecem, não se aprimoram, creio que tais exceções surgem de uma educação excessivamente repressora, onde ter opiniões é visto como uma afronta. Não são só paÃses que têm ditadores. Algumas famÃlias também têm. Como lidamos com isso é muito importante.
Para saber vestir-se com personalidade, contrate-me como sua stylist.
Nycka Nunes
No comments:
Post a Comment
Comments / Comentários